segunda-feira, 31 de março de 2014

Genética Molecular

O que é genética molecular?

Watson and Crick, DNA

     Com a proposição de uma estrutura que explica a forma que se constitui o DNA a genética entrou em uma nova fase. Logo, não era impossível estudar a replicação, as expressão e a mutação de genes em nível molecular. Essa nova abordagem da análise genética elevou-se a um novo nível quando se tornou possível sequenciar com muita facilidade as moléculas de DNA. A análise genética molecular, isto é, a análise da composição do DNA tem origem no estudo das sequências de DNA. O conhecimento de uma sequência de DNA e a comparação com outras moléculas sequenciadas possibilitaram ao geneticista definir um gene de forma química. É possível identificar os componentes internos do gene, sequências que codificam, regula e não codificantes, e prever a natureza do polipeptídio, sequência de aminoácidos, codificado pelo gene.
     No entanto, a abordagem molecular de análise genética é muito mais que o estudo das sequências de DNA. Os geneticistas dominaram técnicas de corte das moléculas de DNA em locais específicos. Com essa técnica é possível retirar genes inteiros, ou pedaços de genes, de uma molécula de DNA e inseri-los em outra. As moléculas de DNA recombinantes podem ser replicadas em células de bactérias ou até mesmo em tubos de ensaio aos quais são acrescentadas enzimas apropriadas. Em uma tarde é possível replicar (produzir) miligramas de um determinado gene em laboratório. Consequentemente, os geneticistas aprenderam a manipular os genes da forma como quiseram, e essa manipulação habilidosa possibilitou aos pesquisadores estudar fenômenos genéticos com mais detalhes. Os geneticistas aprenderam até mesmo a transferir genes de um organismo para outro. Para saber mais sobre técnicas da genética molecular Cf., Snustad e Simmons em Fundamentos da Genética.


Referência bibliográfica


SNUSTAD, D. Peter & SIMMONS, Michael J. Fundamentos da Genética. Tradução Cláudia Lúcia Caetano de Araújo. Ed. 6ª. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário